Controle financeiro


Um dos maiores desafios de um empreendedor principalmente quando está iniciando seu negócio é controlar os gastos da empresa e fazer os investimentos certos. Manter esse controle detalhado não é fácil, pois é natural surgirem imprevistos no dia a dia, porém a solução está exatamente na previsão de possíveis gastos e a forma com que a empresa vai lidar com isso.

Muitas empresas optam por reembolsar seus colaboradores. É uma prática muito comum, porém foge de certa forma do controle do empreendedor. Os gastos podem surgir a partir de almoços com atuais e futuros clientes, ao utilizar taxi ou uber para uma reunião, reuniões externas em outras cidades, compras de materiais para o escritório, entre outros. Esses tipos de gastos são comuns e podem acontecer a qualquer momento, por isso que muitas empresas apostam cada vez mais no cartão corporativo, que é uma espécie de cartão de crédito pré-pago para empresas.

Os cartões corporativos são apenas uma ferramenta para ajudar no controle de gastos, pois as empresas que oferecem os cartões disponibilizam uma gestão mais detalhada para cada cartão. Por exemplo, é possível recarregar um determinado valor para que o funcionário tenha certo limite para usar no mês; também é possível selecionar os locais em que o cartão será usado; determinar a quantidade de cartões para determinados funcionários e; ainda reunir os gastos de todos os cartões em um mesmo ambiente.

Essa forma de gestão para os cartões corporativos é muito útil para entender exatamente com o quê a empresa está gastando e assim gerenciar melhor cada gasto. O que também é útil para os colaboradores que não precisarão usar o seu dinheiro para cobrir gastos pela empresa principalmente em viagens e eventos.

Para usar um cartão corporativo de forma vantajosa para a empresa é preciso ter uma gestão rigorosa. Muitas empresas criam suas próprias regras para que não ocorra gasto em excesso. Monitorar os gastos de forma regular ajuda a identificar gastos irregulares. Outra forma de gerenciar os gastos é orientar os colaboradores sobre o uso consciente do cartão pré-pago.

Mesmo assim é importante ressaltar que para lidar com os imprevistos é importante que a administração da empresa e a contabilidade trabalhem juntas, se não o resultado pode ser o contrário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s