O PT está fincado nos menos informados, os mais pobres.


Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) abriram seus programas de TV na tarde desta segunda-feira com ataques mútuos. Enquanto Dilma criticou o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, que já foi apontado por Aécio como seu futuro ministro da Fazenda caso seja eleito, o tucano insinuou que Dilma está se contradizendo ao criticar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O programa do PSDB mostrou uma carta, lida por um locutor, que Dilma enviou a FH no início do seu mandato, em que chamava o ex-presidente de “democrata”, “fundamental para a consolidação da democracia brasileira”, homem de “espírito jovem” e destacava qualidades pessoais e profissionais do antecessor de Lula. A candidata à reeleição, depois de reconhecer que manteve, nos últimos anos “opiniões diferentes” às do antecessor de Lula, termina a carta em clima amistoso. “Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço”, escreve. Recentemente, FH tem sido alvo de críticas de Dilma.

Em entrevista ao UOL, Fernando Henrique declarou na semana passada que “o PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”. Dilma respondeu, dizendo que o ex-presidente mostrou “preconceito e desconhecimento”. A declaração repercutiu ainda na cúpula da sigla, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem no Facebook, rebateu: “É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo”.

Os tucanos também criticaram pesadamente o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, que sugeriu que o brasileiro substitua carne vermelha por aves e ovos, que são mais baratos. Uma das cenas mostra dois funcionários de um açougue comentando a declaração e, logo em seguida, oferecendo ovos a uma cliente. Ao ser aconselhada pelos atendentes a trocar carne por ovos, a senhora responde dizendo que quer trocar de governo.

Aécio enfatizou, no programa, que terá “tolerância zero com a inflação”.

— O que fizemos ao controlar a inflação permitiu que depois pudesse existir o Bolsa Família, o crédito para você comprar sua televisão e sua geladeira — disse Aécio — Não podemos relaxar como o governo da Dilma, que deixou a inflação escapar.

O candidato enumerou ainda promessas de campanha, como discutir a revisão do fator previdenciário, compromisso que foi alvo de polêmica no último mês, quando ele havia prometido acabar com o fator, mas voltou atrás. Aécio se comprometeu ainda com a correção da tabela do imposto de renda pela inflação e com a diminuição da burocracia para empresários abrirem novos negócios.

Assim como no rádio, o programa petista partiu para o ataque contra o ex-presidente do Banco Central de Fernando Henrique Armínio Fraga, dizendo que sua visão de governo é “assustadora”. O PT afirma que, em sua gestão, a divida pública dobrou e a inflação cresceu, entre outros problemas citados. Logo depois, diz que Dilma é a garantia de “mais mudanças em todas as áreas”.

Ao falar da área da Saúde, o programa de Dilma mostrou a Policlínica de Caiucauia, na região metropolitana de Fortaleza, com depoimentos de seus pacientes satisfeitos. A candidata diz que “é esse modelo de atendimento com especialistas” que quer levar para todo Brasil com o programa Mais Especialidades.

Outro destaque do programa foi a menção a uma série de realizações do governo federal em Pernambuco, reduto eleitoral de Marina e onde Aécio conquistou apoio do PSB e da família de Campos. No fim, programa de Dilma afirma que o primeiro passo para corrigir os problemas é reconhecer que eles existem, mas que “Aécio age de outra forma” e não “reconhece os problemas que a Educação e Saúde de Minas enfrentaram no seu governo e de seu sucessor”.

— É bom o Brasil se perguntar se ele cumpre o que promete — questiona um apresentador, argumentando que Aécio e seu governo foram “reprovados pelos mineiros” nas urnas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s