VATICANO


Assim que retornar do Brasil, o papa Francisco tem na agenda um importante compromisso. Ele fará a primeira reunião com a comissão que criou, ontem, para encontrar propostas de reformas nos departamentos econômico e administrativo do Vaticano. O grupo é formado por laicos de várias nacionalidades — peritos em assuntos jurídicos, econômicos, financeiros e administrativos, acostumados a trabalhar com a Igreja. Entre eles, há apenas um membro da Cúria, o monsenhor Lucio Angel Vallejo Balda, atual secretário da Prefeitura dos Assuntos Econômicos. A medida de Francisco é mais um passo na sua promessa de fazer reformas em Roma, encampada em março, assim que chegou ao mais alto posto da Igreja Católica, depois da histórica renúncia de Bento XVI.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que a comissão — chamada Pontifícia Comissão para a Referência sobre a Estrutura Econômica-Administrativa da Santa Sé — se reportará diretamente ao papa. Suas principais missões serão “oferecer apoio técnico” e “desenvolver soluções estratégicas” para ajudar o Vaticano a simplificar e a melhorar a coordenação de seus “recursos, orçamentos, propriedades e bens”, além de criar uma “organização mais cuidadosa das atividades econômicas de todos os escritórios administrativos” da Igreja.

As primeiras impressões da comissão deverão ser apresentadas ao pontífice assim que ele retornar do Rio de Janeiro, em 29 de julho. “A comissão dará início aos trabalhos o mais rápido possível”, disse Lombardi. A equipe deverá prestar apoio ao “Grupo de Oito” cardeais na elaboração de uma reforma “da Cúria Romana, por meio da revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus”. O novo grupo será presidido pelo religioso da Opus Dei, Jospeh Zara, de Malta. Entre os membros, além de outro espanhol, há dois franceses, um alemão, um italiano e um cingapuriano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s