Programa de Estudantes


Considerado um dos principais instrumentos de cooperação educacional entre o Brasil e outros países em desenvolvimento, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tem recebido cada vez menos alunos estrangeiros. De 2008 a 2012, o número de participantes interessados em estudar de graça em universidades brasileiras caiu mais de 35% – passou de 853 para 552.

O levantamento, repassado pelo Ministério da Educação (MEC) a pedido do Estado, ainda mostra que a maior parte dos atuais 2 mil estudantes participantes do PEC-G vem de países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique e da América do Sul, especialmente do Paraguai.

São alunos geralmente mais pobres, que encontram no Brasil uma oportunidade de finalizar a graduação em instituições mais consolidadas, de melhor qualidade e até com uma oferta de cursos mais ampla.

Administrado pelo MEC e também pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o PEC-G tem a parceria de instituições de ensino superior de todo o País, especialmente as públicas. Nelas parte dos estudantes selecionados ganha bolsas e auxílios para moradia, alimentação e transporte. Cada instituição define os critérios de seleção dos benefícios.

No entanto, para ser selecionado pelo programa é necessário que o aluno estrangeiro tenha ensino médio completo e idade entre 18 e 23 anos. No caso de alguns países de língua portuguesa, é necessário que os candidatos também apresentem um certificado que comprove o nível de proficiência no idioma.

Além desses requisitos, o país de origem precisa manter um acordo educacional, cultural ou científico com o Brasil para que o candidato participante possa estudar no País em cursos que duram em média de 4 a 5 anos. Mesmo sendo predominantemente dominado por estudantes africanos vindos de países que falam o português, o programa abrange 56 países, entre eles os asiáticos como a China, a Índia e a Síria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s