Agência Brasileira de Inteligência (Abin)


Em nota divulgada  o Porto de Suape nega que a Polícia Militar de Pernambuco tenha prendido quatro agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Complexo Industrial Portuário, na manhã do dia 11 de abril, como informa reportagem publicada pela revista Veja desta semana.

A direção de Suape, porém, confirma que houve sim uma abordagem aos agentes feita pela Segurança Patrimonial do Porto, impedindo-os de entrar porque queriam ter acesso sem identificação. A reportagem da Veja coloca que os agentes foram enviados para Suape com a missão de monitorar a vida do governador Eduardo Campos (PSB), possível adversário da preisdente Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais de 2014.

A nota enviada  pela assessoria de imprensa do Porto ainda destaca que houve, por parte dos agentes da Abin, uma insistência para adentrar no local. “Após revelarem que eram da Abin, os agentes insistiram em ter acesso à área sem identificação, o que não foi permitido devido ao ISPS Code cumprido rigidamente por Suape”, diz o texto. O código internacional para a proteção de navios e instalações portuárias foi criado pela Organização Marítima Internacional (IMO), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Ainda segundo a nota, “mediante a negativa de liberação de permanência no local sem a devida identificação, os agentes da Abin deixaram o local”.

Os nomes dos agentes foram revelados pela reportagem da Veja. São eles: Mário Ricardo Dias de Santana, Nilton de Oliveira Cunha Junior, Renato Carvalho Raposo de Melo e Edmilson Monteiro da Silva, este último também vereador pelo PV em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a revista semanal, a informação da abordagem e prisão está contida em “relatório de uma página”, arquivada no Gabinete Militar do governador Eduardo Campos (PSB).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s