DEVERIA SER EM TODO PAÍS


A Defensoria Pública do Distrito Federal oferecerá a estudantes da rede pública de ensino cursos on-line gratuitos de direito, com carga horária de 150 horas,  com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as leis brasileiras.

“Queremos levar informações jurídicas aos alunos da rede pública para que eles participem de forma ativa na sociedade e se comportem como verdadeiros cidadãos. Essa é uma ação pioneira no país e queremos atingir todos os alunos”, destacou o defensor público Evenin Ávila.

O lançamento do programa Conhecer Direito Online ocorreu hoje no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, que será a primeira instituição do DF a receber o material criado pela Defensoria Pública para aulas à distância.

Nessa escola, 115 alunos com idades acima de 16 assistirão a aulas de direito administrativo, civil, constitucional, penal, processual e direito da criança e do adolescente, além de português e técnicas de redação.

O curso presencial formou mais de 800 jovens em três anos de funcionamento, mas vai ser a primeira vez que as matérias serão passadas via internet, por isso apenas uma escola vai ser beneficiada nessa primeira fase.

A expectativa dos organizadores é que em quatro meses a iniciativa seja expandida a todas as escolas públicas do DF.

“Faremos um teste no Gama para depois distribuir para toda a rede de ensino. É importante dizer que todo esse esforço tem o foco nos alunos que não têm condições de pagar”, ressaltou o defensor público.

MELHORIAS – Segundo o diretor do primeiro colégio beneficiado, Ariomar Nogueira Filho, o conhecimento sobre direito transforma o comportamento dos alunos.

“O impacto dessa ação é muito grande, porque são alunos que vão ter o conhecimento de todas as áreas do direito, da redação, do português e que podem ser utilizados no vestibular, em empregos e até mesmo em concurso. Isso prepara para a vida”, comentou Filho.

O diretor ressaltou, ainda, que o curso auxilia para maior aproveitamento dos conteúdos obrigatórios da grade curricular: “Com o curso presencial, os alunos mudaram de postura e tiveram dedicação melhor em todas as disciplinas. Eles finalmente aprenderam que o melhor na vida é ter conhecimento”, completou.

A carga horária do projeto, quando incorporada à grade curricular, terá duração de aproximadamente um semestre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s